Filme - Duplicidade

     Na aula do dia 30 de setembro, assistimos ao filme “Duplicidade” (2009), que mostra a história de dois espiões de multinacionais concorrentes que devem proteger a fórmula de um produto que traria muito dinheiro.
     Durante a trama é mostrada uma cena em que Claire(Julia Roberts) se arrisca muito para tentar enviar uma cópia da fórmula para os colegas e pede uma nova identidade e passaportes para fugir de qualquer risco.
    Agora vamos imaginar que ela tivesse fugido para o nosso país e que conseguissem para ela um passaporte e um RG brasileiros. A Carteira de Identidade, ou RG, é um documento emitido para cidadãos brasileiros, válido em todo o território nacional, que serve para confirmar a identidade da pessoa. Ela contém o nome, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. É emitido pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado.
   Supondo que para atendê-la, tivessem pegado o RG de uma brasileira qualquer e fizessem uma adaptação para que Claire pudesse usá-lo, vamos analisar os dois:




Lembrando que a autenticidade diz respeito à geração de um documento e às qualidades que o legitimam para que ele possa exercer a sua função administrativa, inclusive em termos legais, qual dos dois é o autentico legalmente, diplomaticamente e historicamente ? Quais são as diferenças entre eles?
Marcadores: , edit post
1 Response
  1. No documento mostrado, deduz-se que o falso seja o segundo. O aspecto que ressalta essa característica é a foto 3x4. Ela não obedece aos aspectos legais (vestimentas e maquiagem). E ela é, notadamente uma "montagem" devido a resolução dos pixels e qualidade da imagem

    Assim como afirmado pelos grupos, o segundo documento é o falso. O desconhecimento sobre o assunto viabiliza a dúvida sobre a autenticidade, veracidade.
    Na textura do papel e coloração física também poderá ser provado qual documento é falso, contudo, esse recurso não é viável. Se trata de um registro geral do modelo antigo, não tem chip ou assinatura por meio de scanner.

    Suporte: Papel (plastificado)
    Forma: Original
    Formato: retangular
    Gênero: Textual e Iconográfico
    Espécie: Registro Geral
    Tipo: Registro Geral de Pessoa Física


Postar um comentário